menucelular

fecharmenu

Sportswear Pants: Wide pants, jogger pants e track pants

Nos últimos anos, a moda urbana tem recebido uma enxurrada de novas estéticas e nomenclaturas. Afinal, estamos em tempos que todos os estilos se encontram em um mesmo cenário e não há mais limites para o que pode ser usado ou não – lembrando que todos aquelas regras de vestimenta já estão completamente no passado. Hoje, com estas inúmeras possibilidades, muitas das peças acabam caindo no nosso gosto. Entre elas, as calças que costumavam ser usadas apenas dentro de academias ou para a prática de esportes outdoor. Na lista de marcas precursoras que investiram forte na tendência está a inglesa Serena Bute. Após 30 anos confeccionando roupas com tecidos de seda, a estilista decidiu levar seu nome à frente da label homônima. E, como resultado, Serena desenvolveu uma série de wide pants, jogger pants e track pants que combina os universos esportivo e a estética sofisticada. Assim como a designer, outros nomes da moda levaram a tendência para a passarela, como Stella McCartney e Alexander Wang. Cada um dentro do seu estilo, mas provando que o caminho renderia muitas criações desejáveis.

Eu, que sou fã absoluta de calças, comecei a usar alguns dos shapes esportivos no meu dia a dia, em visuais que misturam alfaiataria, itens mais sofisticados e calçados com ar moderno. Entre elas está a Wide Pants, uma versão que lembra os modelos usados para a prática de dança. Ela tem cós com elástico e perna larga, que lembra a modelagem das pantalonas. Vale usar tanto em propostas noturnas, com sandálias sofisticadas, quanto em outfits urbanos, com pitada cool. Para o meu look,  investi na calça com barra que ultrapassa o limite do calçado. Dior, Gucci e Chloé estão entre as marcas que apostaram em quebrar uma das regras clássicas das calças. A produção trouxe a tendência em um look com ar de alfaiataria, combinando o blazer Max Mara, malha turtle neck e a calça acetinada Alexander Wang. Repare no movimento e na leveza da wide pants que contrasta com o casaco de tecido mais estruturado.

Irmã mais velha da Wide Pants e clássica da década de 1980, a jogger pants é aquele item indispensável no guarda-roupa das fashionistas. Isso porque ele segue a ideia de versatilidade, mas com uma dose de sportswear ainda mais alta. Com elástico no cós e na barra, ela tem sido apontada como item perfeito de contraste entre os estilos atléticos e mais elegantes. Prova? é possível trazer saltos altíssimos, camisas de seda e acessórios poderosos. Por outro lado, a jogger ganha ainda mais espaço para ser usada na rotina casual, como foi apresentada na coleção de Tommy Hilfiger, com slides e meias.

The last, but not the least! A track pants, também conhecida como wide jogger pants, é uma espécie de evolução maximizada da wide pants. Ela tem uma estética com ares descontraídos e aquela ideia perfeita de peça-chave para um visual easy chic. O cós é franzido, geralmente com um cordão de cadarço para amarração, e pernas amplas, às vezes, chegando a formar um sino. As interpretações feitas por Serena Bute, DKNY e Alexander Wang deram a entender que a equação composta pela calça pode resultar em produções suaves. Já no Fall 2019 da JW Anderson, um encontro moderno com a alfaiataria tornou a track pants ainda mais contemporânea e fácil para o jogo de proporções e sobreposições – veja o encontro entre a peça e o poncho desconstruído.

A ideia de poder brincar com itens que já fizeram parte de estilos tão definidos é o que transforma a moda em um cenário ainda mais encantador. Lembro de quando Karl Lagerfeld trouxe o tênis para a sua apresentação de Fall 2014 da Chanel. A imagem da top Cara Delevingne usando um look casual com um maxi casaco de tweed e tênis foi uma das modelos mais compartilhadas na época. Após este show, o athleisure começou a ser mais presente nas criações das grifes e nas ruas. Com este desafio de tornar a versatilidade uma característica forte em diversas tendências, é possível acreditar que, agora, tudo é questão de experimentar e sentir como estes aliados deixam você mais confortável e poderosa.

Siga o F*hits nas Redes Sociais

    Blog da Alice Ferraz 2013®. Todos os direitos reservados.