menucelular

fecharmenu

Dior em Grasse

Após os dias deliciosos em Firenze, com toda a experiência de iniciar meu programa de Pós-Graduação em Fashion Marketing and Communications, pude vivenciar momentos tão especiais e com tanta história para contar. Saí da Itália em direção a Grasse, uma cidade localizada nos Alpes Marítimos na Costa Azul da França, para descobrir os ares encantadores da região conhecida pela sua relação direta com o mundo das fragrâncias. Isso porque lá é considerado o lugar onde as grandes casas de moda e perfumaria buscam suas matérias-primas, em campos de flores surpreendentes. O mais curioso? Grasse era o refúgio de Christian Dior e era lá que o estilista se dedicava à paixão por flores e jardins, de onde surgiram as criações de seus perfumes mais icônicos.

Para conhecer melhor este universo, fizemos uma visita guiada pela LES FONTAINES PARFUMÉES, um prédio, construído em 1640, onde hoje nascem os perfumes da Dior, pelas mãos do perfumista François Demarchy. Nos jardins, são 350 essências, com destaque para a Rosa de Maio. Nos arredores da cidade, ficam os campos de flores exclusivos da marca, que vão servir de ingredientes para os perfumes da maison, como J’Adore, Miss Dior e Joy.

Na região também há um outro cantinho mágico, onde Christian Dior costumava passar seus verões. O Château de La Colle Noire foi uma residência em que o estilista cultivava rosas e jasmins para seus perfumes. Apaixonado por flores desde a infância, ele sempre se considerou um perfumista, além de um costureiro. Prova dessa relação tão próxima com os perfumes foi quando, em 1947, lançou o primeiro Miss Dior. E a apresentação da criação foi em uma ocasião extremamente especial. O aroma foi apresentado com borrifadas durante o icônico desfile “New Look”. Ao longo das décadas, foram surgindo novas versões da fragrância, mas sempre mantendo a proposta feminina e elegante pensada por Dior.

Após sua morte, em 1957, o Château teve outros donos, mas há alguns anos a marca readquiriu a propriedade e deu início a uma renovação completa para preservar a herança de seu fundador. Os jardins e a mansão foram restaurados, assim como a decoração dos ambientes seguiu o estilo concebido pelo próprio Monsieur Dior, misturando um estilo provençal com mobiliário Luís XVI.

Passar o dia imersa em uma história única e tão marcante na história da moda, onde a tríade beleza, bondade e verdade guiaram o caminho de um homem. Incrível poder conhecer os detalhes do legado de Christian Dior.

 

48 pessoas curtiram este post

Siga o F*hits nas Redes Sociais

    Blog da Alice Ferraz 2013®. Todos os direitos reservados.