menucelular

fecharmenu

Trend hits: Blazer + Saia longa

É indiscutível que algumas combinações atravessam décadas e permanecem com a mesma força de elegância. Uma delas, sem dúvida, é o conjunto blazer + saia longa. Para fãs de seriados, incluindo o meu preferido “Downton Abbey”, é fácil ver esteticamente como os looks se baseavam com as duas peças em uma sintonia sofisticada e superfeminina. Até o período da Segunda Guerra Mundial era pouco comum ver mulheres usando calças. Praticamente raro! Até então, saias e vestidos eram vistos com soberania. Após o fim da guerra, a grande volta dos conjuntos foi em 1947, com o New Look criado por Christian Dior. A jaqueta Bar e a saia longa deram novos ares à silhueta da época, que pedia mais feminilidade e delicadeza (afinal, eram tempos de uniformes militares e peças roubadas do guarda-roupa dos maridos por conta do racionamento de tecidos).

A partir de então, o conjunto ganhou adaptações e novas misturas. Hoje, as fashionistas brincam com diferentes materiais no blazer e na saia, criando um contraste cool e urbano. Nas passarelas, é possível ver uma evolução nos estilos e caminhos que os designers estão propondo. Na Giorgio Armani, o combo contou com jaqueta de lã e saia de veludo com detalhes pop em tons fluor. Já na norte-americana Ralph Lauren, a saia esvoaçante e leve encontrou o paletó de shape boyish. No quesito tonalidade, se antes os neutros eram preferidos, veja que o vermelho já reinou no desfile de Spring 2015 da Balmain. Para o bate-papo que tive na semana passada no Park Shopping em Brasília, investi no blazer branco e na saia com padrão animal print para quebrar o visual monocromático.

Nas últimas estações, uma série de outros nomes provaram que é possível transformar o clássico. No Spring 2007, a Chanel levou o terno masculino para uma adaptação “for her”. Com alteração na modelagem da manga do casaco, a Aquascutum levou uma estética minimalista para o seu Fall 2010. Para a jovem da Emporio Armani, uma inspiração na década de 20, com tons pastel e chapéu para dar um toque retrô e chique. Em solo parisiense, a diretora criativa Maria Grazia Chiuri apresentou em várias coleções a combinação e destacou a valorizou os detalhes da saia plissada e o abotoamento duplo.

O combo é um ícone na história da moda. Fico encantada em ver como as grifes estão dando novos significados e levando os casacos de alfaiataria e as saias para ambientes diferentes.

 

8 pessoas curtiram este post

Siga o F*hits nas Redes Sociais

    Blog da Alice Ferraz 2013®. Todos os direitos reservados.