menucelular

fecharmenu

Trend hits: Patchwork

O revival dos anos 1970 é uma das grandes apostas para a moda nas últimas temporadas. Os hippies, conhecidos por toda mobilização feita na década, tinham teorias opostas ao que era convencional na sociedade da época. Isso também era conhecido como “contra-cultura”. O comportamento rebelde era, principalmente, visto nas músicas e na forma de se vestirem. Pense que uma das técnicas handmande preferida por eles era o patchwork. Unir tecidos de diferentes gramaturas, cores e estampas era uma das características principais da tribo urbana que deu esse tom de modernidade aos retalhos.

Algumas décadas mais tarde, as marcas investiram em formas luxuosas e jovens de vestir a tendência. Começando pela coleção de Maria Grazia Chiuri para a Dior. Para o Inverno 2018, a diretora criativa apostou em peças de patchworks combinadas a camisas superdelicadas e com detalhes românticos. Os retalhos, por exemplo, foram confeccionados a partir de reproduções de gravuras arquivadas da Dior. Na italiana Etro, a tradicional estética étnica ganhou tom setentista em casacos que mesclam estampas e cores, em formatos geométricos, lembrando os pedaços de tecido. Já a norte-americana Tory Burch levou vestidos que combinam diferentes tipos de florais em modelagens amplas e marcação de cintura baixa. 

Arte-3

Na sempre elegante Missoni, o espírito livre também guiou o Inverno 2018.  O patchwork esteve presente em um casaco no início do desfile que foi montado a partir de amostras vintage que Angela Missoni descobriu no arquivo. A partir disso, é possível ver um mix riquíssimo de materiais, padronagens, tricôs (obviamente) e cores.

Arte-1 Arte-2Nas passarelas da Sacai e Calvin Klein, uma profusão de cores e motivos se encontraram nas  estampas. Os vestidos foram criados com padronagens que dão ilusão de recortes e colagens de pedaços diferentes, muitas vezes, invertendo o sentindo da listra, como na apresentação da CK.  Com retalhos reais, Maria Grazia misturou tipos diferentes de jeans, alguns com desenhos, outros sem, em diversas tonalidades.

Boas formas de trazer trabalhos manuais tão especiais para o nosso dia a dia. Inclusive, algumas marcas desenvolveram peças incríveis e sofisticadas, que são perfeitas para usar à noite. Adoro como a moda consegue transformar detalhes em desejos.

206 pessoas curtiram este post

Siga o F*hits nas Redes Sociais

    Blog da Alice Ferraz 2013®. Todos os direitos reservados.