A atmosfera de Paris durante a Semana de Alta Costura é única! As fashionistas do mundo todo se reúnem na cidade que respira um luxo que, cada vez mais, vem se modernizando e trazendo ainda mais significados – e vale considerar que estamos falando das criações mais deslumbrantes e de um nível de perfeição inimaginável. O ponto importante é lembrar que as grifes estão em busca de frescor e renovação – a consumidora está mudando e a exigência aumenta quando o assunto é Haute Couture.
Por aqui, tive algumas surpresas! Começando pela Dior, com desfile armado nos jardins do Museu Rodin e sob direção criativa da estilista que eu amo #MariaGraziaChiuri. O verão Couture surge inspirado no movimento surrealista e, em especial, na obra de Leonor Fini, artista ítalo-argentina considerada um mito no disfarce surrealista da década de 30. A musa surge como a tradução então revolucionária de que é preciso sempre permanecer independente e se reinventar como uma representação de todas as realidades possíveis. Ela usava a roupa para se adaptar e definir seu próprio palco. Hoje, como num jogo de tabuleiro tingido por p&b, tailleurs, smokings e vestidos acinturados surgem estampados por formas geométricas ou orgânicas e poá com efeito dominó. Há espaço ainda para camisas transparentes, tule, plumas e uma trama que se repete do início ao fim da apresentação. Ornamentos preciosos e delicados tornam-se olhos que contemplam e expressam mistério – assim como o poder espiritual das mulheres de hoje
A Ralph & Russo, grife comandada pela dupla Tamara Ralph e Michael Russo, integra o line-up de alta-costura desde 2014. Em julho do ano passado, durante minha ida à capital francesa, assisti ao desfile couture fall 2017 da marca e me apaixonei por sua atmosfera feminina, seu trabalho único e sofisticado. Nesta temporada, a casa se inspira na cultura asiática e cria um verão repleto de sensações. É possível ver estampas típicas, flores de organza 3D, uma cartela que brinca entre nuances neutras e vibrantes sobre vestidos triunfantes, com acabamento preciso e decorativista. Por aqui circula a informação de que a grife está entre as mais cotadas para vestir a bela Meghan Markle no casamento com o príncipe Harry – se baseados no look da nossa estrela da noite Camila Coelho promete fazer bonito!
Explosão de emoção em Paris! A Cami foi simplesmente deslumbrante durante seu début nas passarelas de alta-costura de Paris, como noiva da Ralph & Russo. O vestido de rainha, de seda e cetim duchese, com mais de 100 mil cristais aplicados, levou mais de 200 horas para ser finalizado. Unforgettable!
Já na coleção extremamente delicada da Giambattista Valli, que foi apresentada no Musée des Beaux-Arts no Petit Palais, um show de texturas e detalhes quase imperceptíveis a olho nu. Há desde minúsculos paetês às aplicações de corações de veludo preto em organza. A cartela de cores tem destaque da dupla preto e branco, que dá o ar da graça na passarela em longos de modelagem ampulheta, alguns com decote V, outros com diversos babados que formaram uma espécie de turtle neck. Chique!
Uma verdadeira passarela mágica! É onde conseguimos ver que a moda ainda é responsável por arrancar suspiros e os diretores criativos – e toda a sua equipe – colocam todo o seu amor em peças encantadoras.
Siga o F*hits nas Redes Sociais