Clássico dos clássicos, o jeans é daqueles materiais que dá modernidade a qualquer composição. Eu, que sou fã de jeans, sempre escolho peças-chave para combinar com alfaiataria, quebrar visuais monocromáticos e inserir um toque urbano nas propostas sofisticadas. É o típico contraste que funciona! Desta vez, a jaqueta é o elemento que está no topo das paixões das fashionistas. Sejam elas bordadas, com modelagens amplas ou lavagens ousadas, as jeans jackets mostram que é possível fazer parte de qualquer estilo – do minimalista ao opulento.
Nas minhas produções, tenho brincado bastante com referências das mais variadas. O esportivo encontra o luxuoso veludo na calça com brilhos laterais para usar em um dia de começo do inverno. Para iniciar a semana, aquela sintonia all white com sobreposição de jaqueta da 7 for All Mankind com duas tonalidades de índigo (o azul do jeans!). Estou encantada também com o tipo de denim super leve com strech, que se chama AirWeft e é fabricado no Japão. Em uma tarde ensolarada no Rio de Janeiro, elegi a pantacourt no mesmo tecido para dar certa leveza e sofisticação ao look.
Nas coleções, a inspiração vai além. Em vez de trazer apenas a jaqueta, a estilista Stella McCartney (que eu adoro!) apresentou um mix de proporções, com mini jaqueta e jumpsuit com cintura alta. Achei cool! Mas, se você procura juntar ideias diferentes, vale apostar em tonalidades claras, escuras com alguns pontos de destaque com pontos desgastados, rasgos e o típico tom médio, que lembra muito os anos 80/90 – na Balenciaga, ela tem até ombreiras.
A Cami trouxe a versão curta com várias aplicações divertidas. Acho incrível como a jaqueta tem o poder de dar muita atitude ao combo black and white. A mistura de lavagens, com a aparência manchada, deixa a proposta ainda mais rebelde e poderosa.
Já Bruna Unzueta optou por um modelo claro, com algumas intervenções escuras, para sobrepor o vestido preto. A proposta é jovem e descontraída – ainda mais com o tênis branco, que já mostrou que veio para ficar na moda.
A sempre elegante Silvia Braz deu novos ares a jaqueta. Com mangas dobradas, ela jogou por cima de um black dress todo rendado, com transparência na saia, para uma proposta street ousada e chique na medida. Gosto também do encontro entre materiais e texturas. A sandália tem tiras de correntes – forma ideal de acrescentar um ponto de luz.
Conhecido pela versatilidade, o jeans sempre nos traz boas surpresas. Fico encantada em ver como é possível transformar a peça e usar em diversos momentos. Afinal, a moda é feita de sonhos e criatividade.
Siga o F*hits nas Redes Sociais