A cultura oriental vem ganhando bastante destaque nas últimas passarelas!
Muito além de kimonos, amarrações e shapes alongados e amplos, a inspiração aparece em tecidos finos e delicados, como a seda, cetim e musselinas. E, claro, em um verdadeiro festival de cores: vermelho, tons de rosa brilhante, verde, amarelo e castanho intenso.
A tendência é conhecida como Japonismo – movimento forte tendência na década de 80, com estilistas orientais como Yohji Yamamoto e Issey Miyake – e foi justamente nessa época em que os quinomos começaram a ganhar o cenário urbano :)
Grifes como Prada, Etro e Hermès trouxeram a proposta pela primeira vez em suas coleções nos anos 80 e 90.
Hoje em dia, a aposta chega com essência ultra cool e uma nova atitude, como nos bordados ultra delicados que estamparam as jaquetas bomber no último inverno.
Alberta Ferretti, uma das minhas estilistas favoritas, trouxe a inspiração em seu boudoir chic, apresentado na coleção de Outono/Inverno 2016, sob rendas e tecidos leves, com estampas em delicados florais.
Aqui no Brasil, o tropicalismo ganha estampas típicas da cultura oriental, amarrações e ricos trançados. O quimono também aparece fazendo às vezes de saída de praia e, também, em produções mais urbanas – a minha escolha para o look do Amigo Secreto Fhits :)
Tanto em peças que cobrem toda a pele, quanto em jogos com modelagens mais largas, que formam decotes profundos e brincam com a sensualidade, o estilo ganha interpretações variadas, o que é a cara da mulher brasileira!
Alessandro Michele sabe como ninguém unir tendências! Em sua última coleção frente à Gucci, o estilista recuperou os trajes tradicionais do orientalismo e mesclou com a essência tropical para o Verão 2017, buscando referências no folclore e na história asiática.
A ideia de se inspirar no rico vestuário japonês é uma forma de trazer uma dose de espiritualidade! Com uma estética mais leve, a tendência conversa muito bem com as transformações que o universo fashion vem passando :)
Em um movimento que se espalha globalmente, a moda vem resgatando culturas e comportamentos que são capazes de criar não apenas novas silhuetas, mas também de transmitir tudo isso a toda uma geração!
Tão inspirador!
Siga o F*hits nas Redes Sociais