Moda para poucos
Assisti ao filme Yves Saint Laurent no cinema que mostra a trajetória de um dos maiores gênios da moda do século XX e sua influência sobre muitos dos estilos que hoje são atuais e relevantes. As cenas de desfiles do filme são extremamente especiais. Intimistas e exclusivos, apenas pouquíssimos convidados tinham acesso às coleções. Somente os maiores editores de moda e compradores dos principais magazines do mundo estavam na sala para conferir de perto as criações e novidades. Na era pré-H&M e pré-Blog, as tendências eram reveladas durante meses, pouco a pouco, em edições mensais das revistas e duas vezes por ano nas lojas.
Hoje, o ritmo do mercado é outro. Os desfiles têm transmissão ao vivo na Internet para milhões de pessoas. Posts imediatos no Instagram de centenas de bloggers direto das passarelas e os looks são encontrados em versões super baratas poucas semanas depois nas redes de fast fashion.
Quem te viu, quem te vê
Esse novo modelo de divulgação ficou muito claro com o desfile da Dior Resort 2015, no Brooklyn, em Nova York. Em tempo real, eu acompanhei cada look de diversos ângulos e também pude ver todo mundo que estava na primeira fila. Ninguém que está lendo esse post agora provavelmente ainda não viu a Rihanna de rosa bebê parando tudo no espaço inusitado preparado pela maison francesa.
Enfim, novos tempos, novos eventos. Em 2014, ficou muito claro que essa moda fast and fun foi muito além das passarelas e já tem novos eventos para divulgação imediata de novas tendências. O festival Coachella, na California, é um deles. Poucas pessoas conhecem o line-up e assistiram às apresentações dos artistas, mas com certeza, nós vimos os looks. Franjas (muitas franjas), mini blusas (cropped tops se você preferir), shorts rasgados e muito hippie chic por todos os lados. Divulgação imediata, coleções instantâneas, estilo copiado no mundo inteiro.
Debate aberto ao público
Essa semana, outro evento chamou a minha atenção e a de todo mundo. Só se falou disso em todos os locais: o baile do Metropolitan. Como um evento em um museu tomou uma proporção tão grande que fez pessoas que vão da minha mãe ao meu dentista discutirem com paixão cada look e cada celebridade? Quem acertou e quem errou. A escolha de Lupita. Quantas opiniões! Quanta velocidade! E quantas tendências! Branco total, preto e branco vanguarda, o próprio Charles James e uma moda dramática voltam à tona. Cores vibrantes, nudes, florais. Uma explosão de ideias e looks apaixonantes em um show onde todos temos opinião.
Na corrida da informação e da opinião mais relevante, resta ver agora o que gera mais audiência, que opinião realmente importa e como iremos usar toda essa informação. Vale ficar atento ao futuro que acontece diante dos nossos olhos.
Jorge Grimberg
Especialista em Moda e Tendências
O acesso as informações aumentou muito contribuindo para melhores desenvolvimentos.
A concorrência que antes era por informação passar para inovação e criatividade, por isso, estar atento a todas informações é muito importante.
Também assisti ao filme do YSL, é demais! Recomendo muito!
Visit http://www.victoriarenner.com :)
Bom post. Realmente as coisas mudaram.