menucelular

fecharmenu

É hora da matrícula!

Como contei láaaaaa atrás no blog, vim para Nova York para fazer alguns (muitos) cursos e, aproveitando que os catálogos de Fall das faculdades já foram divulgados, resolvi compartilhar minha experiência do que vivi nessa minha vida de estudante para quem estiver interessado em fazer o mesmo!

Vim pra cá para fazer Fashion Styling no Fashion Institute of Technology e alguns cursos de Jornalismo na New York University. Todos os cursos que escolhi fazem parte do setor de Continuing Studies das universidades, ou seja, não é pós, não é especialização, é como se fosse um curso de extensão, de curta duração. Cada curso que fiz tinha uma duração de em média 4 ou 5 semanas, por isso dá para fazer um monte e intercalar as aulas! Cada faculdade dá um nome diferente para a área, mas na FIT você pode ver a parte de Adult Learners & Career Professionals e na NYU é só acessar o site da School of Continuing and Professional Studies (SCPS) para conferir os cursos. Eu sei, eu sei…os sites são confusos demais. Toda vez que sentava no computador para começar a minha pesquisa para ver o que queria estudar já ficava toda confusa, irritada e desistia. Mas tenha paciência! Um dia você aprende que quase todos são iguais e, se ler direitinho, você tem todas as informações que precisa.

blog-da-alice-ferraz-estudando-fit

A primeira coisa que você precisa saber sobre os cursos de Professional Studies: quase sempre eles fazem parte de um programa de certificado. Vou dar o exemplo da FIT: eu podia fazer os cursos livremente, mas se pretendia sair com um certificado teria que cumprir uma grade que eles estabelecem de um número x de matérias. No meu caso, de Fashion Styling, elas eram 15 matérias (13 obrigatórias e 2 optativas) e tinham uma ordem pré-determinada, pois algumas delas eram pré-requesito de outras. Ainda na FIT, você tem um prazo de 2 anos para cumprir todas as matérias e pegar o seu certificado, encaixando os cursos quando for melhor na sua agenda. Eu, apressada que fui, tentei encaixar o máximo de matérias que dava e por isso teve uma época que estudei de segunda a domingo. Como também trabalho, ficou tudo muito corrido pois não tinha todo o tempo livre do mundo para me dedicar a cada uma das atividades que os professores passavam (e acredite, como tem homework!!). Meu conselho é: não tenha pressa. A não ser que o se tempo seja curto! Para fazer tudo com tranquilidade, a maioria das pessoas que conheci demoraram de 1 ano a 1 ano e meio. Então programe-se, a não ser que queira fazer um vai-e-volta em Manhattan!

Se o seu caso é mais descompromissado, sem buscar um certificado nem nada, dê uma olhada nas matérias e faça o que te interessar livremente! Esse foi o meu caso na NYU: estou fazendo Long-Form Journalism e de olho em mais alguns outros.

blog-da-alice-ferraz-estudando-nyu

Os cursos de Professional Studies geralmente não precisam de visto de estudante (na FIT e NYU pelo menos não!), mas tome cuidado com a carga horária – com visto de turista só é permitido estudar 18 horas por semana. Não é que vai vir um policial vistoriar o que você esteja fazendo, mas é sempre bom ficar dentro das normas do país para não correr o risco de deportação!

Outra coisa é em questão de fluência – sinto dizer, mas inglês afiado é essencial. Tinha bastante gente de outros países na minha turma da FIT que conseguiam acompanhar as aulas, mas na hora de explicar o seu ponto de vista ou o por quê do trabalho, travavam. É mais fácil levar quando você estuda algo visual como moda, mas não é o mesmo caso do Jornalismo. Sou a única estudante internacional na minha sala na NYU e, mesmo meu inglês sendo quaaaase fluente, ralo muito pra que meus textos fiquem no mesmo nível que o deles, sem erros de gramática e consiga discutir com a turma os assuntos que a professora levanta, além de apresentar bons rascunhos nos workshops que acontecem durante a aula. Não precisa de TOFL para se inscrever nas aulas, mas estude e dê o seu melhor antes de chegar aqui, pois assim vai conseguir aproveitar melhor as aulas.

Falei lá em cima sobre os catálogos de Fall que já saíram (e foi ele o motivo do post!) então deixa eu explicar: as faculdades lançam livretos com todos os cursos a cada estação e geralmente os de Fall, ou Outono, são os mais completos pois é início de ano letivo aqui. Ainda dá tempo de se inscrever em vários dos cursos que começam em setembro e sempre novas datas são adicionadas todos os meses. Fique de olho nos sites!

Quem tiver alguma dúvida, pode escrever aqui nos comentários, me achar no Insta ou Twitter (@oohnathie) que vou tentar ajudar no máximo que puder ;D

– Nathalie

14 pessoas curtiram este post

Siga o F*hits nas Redes Sociais

2 comentários sobre “É hora da matrícula!

    • Oi Fabi! Cada faculdade tem os seus valores, mas cada matéria não costuma ser muito cara…depende muito do tempo de duração das aulas. Na FIT cada matéria custa na média de 200 a 300 dólares!
      Beijos ;)

Comments are closed.

    Blog da Alice Ferraz 2013®. Todos os direitos reservados.